Blog da Onze
Dicas de Viagem, Pontos Turísticos
EM 26.08.2020

Sul da Bahia: Dicas de passeios de 1 dia (bate-volta)

Escrito por

A Bahia abriga uma grande variedade de cenários e culturas fascinantes, e seu litoral sul é particularmente rico em experiências. Opções de passeios não faltam no Sul da Bahia, esse paraíso de areia, falésias, coqueiros e vida selvagem.

Aqui estão as dicas de passeios de 1 dia (bate-volta) em nossos lugares favoritos no sul da Bahia para fugir de tudo, abraçar esse ritmo mais lento e desacelerar.

Praia do Sul da Bahia
Trancoso. Foto: Michell Zapa

O sul da Bahia é o seu lugar se você está e busca de tranquilidade e conexão com a natureza. Viaje de montanhas a praias extensas, com vários trechos semidesertos, de pequenas vilas de pescadores a cidades mais agitadas, e de cachoeiras ao paraíso do surf.

Trancoso – dicas de passeios de 1 dia (bate-volta)

Fundada por jesuítas em 1586, Trancoso esteve intocada até ser descoberta por um grupo de hippies nos anos 70. Até o início dos anos 2000 não passava de alguns chalés voltados para um grande quadrado de terra, que ainda existe e hoje é chamado de “Quadrado”, lugar mais famoso de Trancoso.

Se Trancoso for a praia escolhida no Sul da Bahia para se hospedar, a dica é fazer passeios de 1 dia à charmosa Praia do Espelho e à isolada Caraíva.

De Trancoso à Praia do Espelho

De Trancoso à Praia do Espelho são cerca de 24 km, e o trajeto pode ser feito de transfer com operadoras locais, de táxi ou de ônibus. O ônibus circula em apenas 2 horários e não te deixa na praia, ou seja, você irá percorrer cerca de 1 km a pé. A ainda a opção de alugar uma lancha com marinheiro para passar o dia na Praia do Espelho.

Praia do Espelho.
Praia do Espelho. Foto: Gabriel Castaldini

O litoral baiano sofre grande influência das marés, e na Praia do Espelho não é diferente. É na mare baixa que se formam as piscinas naturais e podemos ver as lindas paisagens entre o mar e os corais.

Consulte a tábua das marés para planejar seu passeio em períodos de maré baixa.

De Trancoso à Caraíva

Dizem que Caraíva é para o Brasil o que Bali é para a Indonésia – chegar lá exige esforço, mas o esforço vale a pena, e você será recompensado assim que ver o rio encontrando o mar, enquanto os barcos descansam na areia.

Encontro do rio com o mar em Caraíva
Caraíva. Foto: Marcelino Dias

 A pequena vila não permite carros e a única forma de se locomover é a pé (ou de bicicleta). Aqui, as pessoas costumam curtir as noites estreladas em bares como o Satú Beach Club ou o Bar da Praia, onde músicos locais tocam forró.

Vá para outro favorito, a Vila do Mar para provar sua deliciosa bebida de gengibre chamada ‘Netuno’ ou passeie no Boteco do Pará para um tradicional ‘pastel’.

Caraíva pode ficar relativamente lotada em comparação com os outros lugares recomendados nesse post, especialmente durante janeiro, quando muitos influenciadores digitais estão por lá para dar o pontapé inicial no novo ano.

Caraíva – dicas de passeios de 1 dia (bate-volta)

Agora, se você vai se hospedar em Caraíva, saiba que também é possível fazer passeios de 1 dia até a Praia do Espelho e também para Corumbau.

Caminho de areia na praia de Corumbau
Corumbau. Foto: Vilamir Azevedo

De Caraíva à Corumbau

Corumbau pode não parecer muito atrativa à primeira vista – as pousadas e hotéis estão bem escondidas. Mas vá um pouco mais fundo e você encontrará os detalhes que fazem deste lugar digno de um belo passeio: restaurantes rústicos como o Canal do Pampo, onde um pescador local voltará do mar com o seu almoço, e a deslumbrante praia da Ponta do Corumbau.

O local, próximo à Aldeia Pataxó (terra indígena), é uma das cidades mais antigas da região que ainda preserva sua tradicional cultura pesqueira.

Durante o dia, aproveite os pequenos bares de areia. À noite, jante pelo menos uma vez na Vila São Francisco ou Vila Naia.

Morro de São Paulo – dicas de passeios de 1 dia (bate-volta)

Com belas praias e uma cidade animada situada entre a exuberante selva costeira, Morro de São Paulo é um fabuloso paraíso tropical com suas ruas de areia, águas calmas e uma vida noturna à luz de velas.

Vista aérea de Morro de São Paulo na Bahia
Vista aérea do Morro de São Paulo. Foto: bahiaguia

Remotamente empoleirado na ponta norte da Ilha de Tinharé, o apelo de Morro de São Paulo vem de seu ritmo descontraído e geografia única. Por lá carros não são permitidos.

Durante a alta temporada, o vilarejo explode, dezenas de vendedores misturam caipirinhas de frutas frescas (coquetéis) na areia, e danças e músicas alegres animam as praias todas as noites.

Escolher entre os inúmeros passeios oferecidos em Morro de São Paulo pode não ser uma tarefa fácil, mas se Morro de São Paulo é o seu lugar na Bahia, saiba que existem 2 passeios de 1 dia (bate-volta) bem bacanas para serem feitos por lá. Confira a seguir:

De Morro de São Paulo à Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa fica em uma pequena vila de pescadores vizinha da vila de Morro de São Paulo, pertencente ao município de Cairu. Há 2 opções para chegar na Praia da Gamboa, caminhando ou fazendo o passeio de barco.

Se trilha é o seu perfil, ela começa na Fonte Grande, perto da pracinha central de Morro de São Paulo, e não é uma trilha com alto grau de dificuldade.

Já os passeios de barco costumam partir da Terceira Praia e alguns tem paradas em outras belezas dos arredores, como a Ilha da Coroa do Meio ou a Ponta do Curral.

De Morro de São Paulo à Boipeba

O passeio “Volta a Ilha de Tinharé” é o mais requisitado e conhecido passeio de Morro de São Paulo, e inclui Boipeba.

A vila de Boipeba é tranquila, rústica e dizem ser o que Morro de São Paulo era há 20 anos – embora isso esteja mudando lentamente à medida que mais viajantes ouvem sobre este pequeno paraíso. O litoral da ilha é intocado, com mais de 20 km de belas praias desertas, incluindo a Ponta de Castelhanos, conhecida pelo mergulho.

O passeio sai da Terceira Praia de Morro de São Paulo ou do cais. O passeio dura em média 8 horas e é realizado em lanchas e embarcações do tipo flex boat.

Ao total são cinco paradas, podendo ter quatro dependendo da maré do dia. Após as paradas nas piscinas naturais de Garapuá e Moreré, o passeio “Volta a Ilha” prossegue parando na praia de Cueira, em Boipeba.

A próxima parada é na praia da Boca da Barra, em Boipeba, onde você pode almoçar em um dos restaurantes localizados na beira da praia.

O passeio continua pelo Rio do Inferno até Cairu, onde você pode visitar o convento de Santo Antônio, patrimônio histórico do tempo da colonização do país.

Coqueiros e faixa de areia em Boipeba, Bahia.
Boipeba. Foto: Danielle Almeida Pereira/Miradas

Sem dúvidas o litoral sul da Bahia é um desses destinos paradisíacos que merecem ser visitados, e vale lembrar que uma viagem ao Sul da Bahia requer um pouco de planejamento logístico. Se você estiver voando de São Paulo, o melhor aeroporto de chegada para os destinos citados aqui é o de Porto Seguro.

A Onze Turismo pode cuidar do seu roteiro para a Sul da Bahia. Entre em contato conosco, será um prazer ajudar a planejar a sua viagem para esse paraíso!

No nosso blog você também encontra dicas sobre a Península de Maraú, outro destino paradisíaco da Bahia para quem busca relaxar em meio a natureza.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

WhatsApp