Blog da Onze
Dicas de Viagem, Pontos Turísticos
EM 05.11.2020

Conheça as principais atrações da Huasteca Potosína

Escrito por

O México possui destinos de ecoturismo incríveis e ainda pouco conhecidos pelos brasileiros, como é o caso da Huasteca Potosína. Confira aqui as principais atrações da Huasteca Potosína e descubra porque esse destino merece estar na sua lista de desejos de viagem.

Foto feita por drone de El Naranjo em San Luis Potosí.
Cascata El Meco. Foto: Odron Larraga

A Huasteca Potosína é uma região tropical remota e exuberante de San Luis Potosí, repleta de incríveis cachoeiras e piscinas naturais, resultado dos inúmeros rios que nascem das encostas da Sierra Madre Oriental.

As paisagens dessa região parecem quadros de obra de arte, tão linda é a tonalidade de água azul turquesa. A melhor época para visitar esse paraíso mexicano é na estação seca, entre novembro e março, pois a estação chuvosa traz fortes chuvas que alteram a tonalidade das águas, deixando as menos claras.

E para quem gosta de esportes radicais, a Huasteca Potosina é o lugar ideal para praticar rapel, tirolesa e rafting.

Conheça as principais atrações da Huasteca Potosína:

Circuitos das Cachoeiras (Circuito Cascadas)

O Circuito das Cachoeiras de Minas Viejas, El Meco e El Salto pode ser considerada a atração mais visitada da Huasteca Potosína. Suas impressionantes cachoeiras nos surpreendem instantaneamente.

O passeio começa pela cachoeira Minas Viejas, que possui uma impressionante queda de 50 metros, formando algumas belas piscinas naturais de cor azul turquesa rodeada por uma vegetação exuberante, que torna este lugar um espaço perfeito para relaxar em contato com a natureza.

Aqui você encontrará áreas para acampar e poderá praticar rapel.

A próxima parada é o miradouro da cascata El Meco, que possui uma excelente vista para contemplar sua queda de 35 metros de altura, localizado sobre rocha calcária.

No Parque Natural Micos, a próxima parada, você verá a formação de 7 belas quedas d’água ao longo de 1 quilômetro, parando em cada uma das cachoeiras de diferentes dimensões.

O passeio termina na cachoeira El salto que tem uma altura de 70 metros, umas das mais impressionantes, que formam uma brisa extraordinária e algumas piscinas naturais com águas turquesas que convidam para um delicioso mergulho.

Cascata de Tamul

A Cachoeira de Tamul é a mais alta e o cartão postal da Huasteca Potosína. A melhor maneira de contemplar essa belíssima cachoeira é através de uma canoa, que você vai ajudar a remar para se aproximar da cachoeira. O passeio no rio é super agradável, cercado por falésias e vegetação exuberante.

cascada el Tamul
Cascata de Tamul (fonte: Visite México)

Aqui você pode viver a emoção de descer 105 metros de rapel ao lado da cachoeira mais alta de Huaxteca com o Rio Santa María (Tampaón) como cenário. Toda essa experiência é acompanhada por uma equipe de instrutores certificados internacionalmente e que estarão com você o tempo todo.

Xilitla – Jardim Surrealista

Esta atração consiste em um passeio ao jardim surreal de Edward James, que é um lugar harmonioso integrado de natureza e arquitetura surreal.

O jardim é formado por figuras feitas em concreto, situadas em uma espécie de labirinto; A maioria das estruturas imita a natureza, e cada uma dessas formas tem um significado que reflete o espírito idealista, onírico e surreal de seu criador.

Zona Arqueológica de Tamtoc

A zona arqueológica de Tamtoc (lugar das nuvens, em Huasteco) é considerado uam das mais importantes da região, onde é possível conhecer os vestígios da Cultura Huasteca.

Zona Arqueológica de Tamtoc. (fonte: Huasteca Potosína)

O sítio arqueológico reúne cerca de 70 estruturas caracterizadas por sua planta circular ou com cantos arredondados. Destaca-se uma praça central rodeada de edifícios como El Cubilete e El Tantoque, com 36 e 21 metros de altura respectivamente.

Uma das características marcantes de Tamtoc é presença feminina. Até o momento, 90% dos esqueletos descobertos são de mulheres. Além disso, elas estão representadas na maioria das estatuetas de barro e cerâmica encontradas na área.

Motivos não faltam para você fazer uma viagem ao México, que vai muito além das praias paradisíacas no Caribe. Sua riqueza cultural conta com inúmeros sítios arqueológicos, museus, igrejas, sua música e sua gastronomia.

Huasteca Potosína já está na sua lista de destinos de viagem? Entre em contato com a Onze Turismo para mais uma aventura.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

WhatsApp