Blog da Onze
Dicas de Viagem, Pontos Turísticos
EM 12.07.2020

Península de Maraú: Dicas de como chegar e mais

Escrito por

Conheça um pouco sobre a Península de Maraú nesse texto e confira as dicas da Onze Turismo de como chegar, melhor época para visitar e onde ficar na Península de Maraú.

A Península de Maraú está localizada na famosa Costa do Dendê e faz parte do litoral Sul da Bahia, um destino de viagem paradisíaco para quem busca tranquilidade em meio a natureza.

Praia de Algodoes na Peninsula de Marau - BA, com uma extensa faixa de areia branca, vegetação nativa e mar cristalino.
Praia de Algodões. Foto: Márcio Filho – MTUR

A Península tem aproximadamente 50 quilômetros de belas praias e dezenas de piscinas naturais que se formam na maré baixa.

As praias agradam a todos os tipos de turistas, seja os que gostam de desfrutar de uma infraestrutura completa ou aqueles que preferem praias quase desertas.

Além do litoral, Maraú também oferece outros tipos de atrações de ecoturismo como cachoeiras e trilhas. A Península de Maraú pertence à APA (Área de Proteção Ambiental) do no sul da Bahia e cumpre uma série de leis de preservação ambiental.

Principais praias da Península de Maraú

Praia de Barra Grande – principal praia da península, com a maior oferta de hospedagem e restaurantes, e por isso, a praia mais popular de Maraú.

Praia de Três Coqueiros – praia tranquila, cercada por poucas casas de veraneio e pousadas. Uma opção para quem quer fugir do movimento da península.

Praia de Três Coqueiros com suas águas cristalinas.
Praia de Três Coqueiros. Foto: Márcio Filho – MTUR

Praia da Bombaça –  fica perto do centro de Barra Grande, entre as praias de Três Coqueiros e Taipu de Fora. Também é bem tranquila, com pouca opção de restaurantes e quiosques.  

Praia de Taipu de Fora – as mais belas piscinas naturais de Maraú estão nessa praia. Elas se formam na maré baixa, quando é possível ver os peixinhos coloridos bem pertinho da faixa de areia.

Praia do Cassange –  alguns dos melhores hotéis da região ficam nessa praia, escondidos em meio à mata atlântica: o hotel Terraços Marinhos e a Pousada Lagoa do Cassange.

Há também uma lagoa – Lagoa do Cassange, onde começa a trilha das Bromélias que leva até a praia de Taipu de Fora, um percurso lindo repleto de natureza.

Praia de Saquaíra – não está entre as mais procuradas pelos turistas, por isso pode ser uma opção para fugir das praias com mais movimento em dias de alta temporada. Perfeita para você que busca um momento de silêncio e tranquilidade longe das praias mais frequentadas.

Praia de Algodões – primeira praia da Península de Maraú, a praia de Algoddões possui apenas algumas pousadas, restaurantes simples e casas de veraneio.

Os restaurantes Tikal Praia Bar e o Casa del Mar, são ótimas opções para quem estiver por lá.

Como ir para a Península de Maraú?

O aeroporto mais próximo está localizado em Ilhéus, mas há também a opção voar até Salvador, ambos com oferta de voos diários partindo de São Paulo e Campinas.

Chegar na Península de Maraú a partir de Ilhéus ou Salvador pode parecer complicado e as vezes confuso. Há opção de trajeto todo por terra, que inclui um trecho de terra sem asfalto. Também é possível fazer uma parte do trajeto de barco. A decisão de ir pela estrada depende muito nas condições da estrada BR-030, que varia muito devido a manutenção da estrada e o período de chuva local.

A opção de translado do aeroporto até a península pode facilitar essa escolha. Os serviços especializados de translado levarão em conta todas as variáveis por exemplo, as condições da estrada e em qual praia da península você ficará hospedado para oferecer a melhor opção,

Quando ir para a Península de Maraú?

A melhor época para conhecer a península de Maraú é na estação com menor índice de chuvas da região, período que vai de setembro a fevereiro.

Se possível considere planejar sua viagem entre os meses de setembro e outubro, quando as chuvas são bem menos frequentes.

Os meses de abril e maio tem o maior índice de chuvas que dificultam a locomoção até a península e dentro dela, pois as condições das estradas ficam ruins, muitas vezes intransitáveis.

A maré também influencia, pois as lindas piscinas naturais, principal cartão postal da península de Maraú, se formam durante a maré baixa, preferencialmente na lua nova e lua cheia.

Consulte a tábua de marés para saber os horários e nível da maré. Para ver as piscinas, o ideal é que a maré esteja, no máximo, em 0,5 m.

A maré baixa pode acontecer em até dois horários no mesmo dia, por isso é importante consultar a tábua antes de ir à praia.

Onde ficar na Península de Maraú?

A escolha entre se hospedar em Barra Grande, principal praia da cidade, e as outras praias vai depender do seu objetivo de viagem.

Se você está em de busca tranquilidade e de encontrar o menor número possível de turistas, considere ficar na Praia de Algodões ou Cassange.

Vila de Barra Grande a noite, com opções de bares e restaurantes.
Vila de Barra Grande. Foto: Márcio Filho – MTUR

Apesar de mais agitada, Barra Grande também tem opções de hospedagem pé na areia, como a charmosa Denada e a luxuosa Balidendê.

Área da piscina da pousada Denada em Taipu de Fora.
Pousada Denada
Área da piscina do Hotel Balidendê.
Hotel Balidendê

Em Taipu de fora, a Bambu Dourado é uma excelente opção 3 estrelas.

Apartamentos da pousada Bambu Dourado, ótima opção 3 estrelas para se hospedar em Taipu de Fora.
Pousada Bambu Dourado

Está planejando uma viagem para a Península de Maraú? Entre em contato conosco e vamos providenciar a melhor opção para você chegar na Península de Maraú e encontrar o hotel ideal para você aproveitar a sua viagem.

Compartilhe!

1 Comentário

    Deixe seu comentário

    WhatsApp