Blog da Onze
Dicas de Viagem, Pontos Turísticos
EM 26.07.2020

México: Destinos Espetaculares

Escrito por

O México possui destinos espetaculares de viagem que agrada todos os tipos de viajantes: as belíssimas praias do caribe mexicano oferecem diversão à beira-mar, resorts ​​e piña colada, e os sítios arqueológicos antigos espalhados por esse país nos presenteiam com milhares de anos de história.

Os amantes da natureza também são contemplados com a riqueza natural desse país, pois o México possui destinos de ecoturismo incríveis. A Onze Turismo teve o prazer de conversar com o Cônsul para Assuntos Comerciais e Culturais do México, Oscar Benítez, que apresentou 3 destinos de viagem de natureza ainda pouco conhecido pelos brasileiros, e que certamente valem a visita.

Esse agradável bate-papo você pode conferir lá no nosso instagram, e aqui no blog você conhece esses 3 destinos espetaculares do México.

Huasteca Potosina

Cascata de Tamul – Huasteca Potosina. (fonte: Visit México)

A Huasteca Potosina é uma região tropical remota e exuberante de San Luis Potosí, repleta de incríveis cachoeiras e piscinas naturais, resultado dos inúmeros rios que nascem das encostas da Sierra Madre Oriental.

Esta região de vegetação exuberante oferece algumas das paisagens mais deslumbrantes do centro do México. As paisagens dessa região parecem quadros de obra de arte, tão linda é a tonalidade de água azul turquesa devido ao alto teor de cálcio nas rochas.

A rica cultura do povo local Huastec (Tének), além de abismos extraordinários, cavernas e observação de pássaros, fazem desse lugar um dos mais importantes destinos de ecoturismo do México.

E para quem gosta de esportes radicais, a Huasteca Potosina é o lugar ideal para praticar rapel, tirolesa e rafting.

A Cachoeira de Tamul é a mais alta e o cartão postal da Huasteca Potosína. A melhor maneira de contemplar essa belíssima cachoeira é através de uma canoa, que você vai ajudar a remar para se aproximar da cachoeira. O passeio no rio é super agradável, cercado por falésias e vegetação exuberante.

A melhor época para visitar esse paraíso mexicano é na estação seca, entre novembro e março, pois a estação chuvosa traz fortes chuvas que alteram a tonalidade das águas, deixando as menos claras.

Parque Nacional Cañón del Sumidero

Uma das grandes maravilhas naturais do México, o cânion del Sumidero está localizado no estado de Chiapas.
Cañón del Sumidero (fonte: Visit México)

Uma das grandes maravilhas naturais do México, o cânion del Sumidero está localizado no estado de Chiapas.

O desfiladeiro foi formado ao longo de dezenas de milhões de anos pela ação do rio Grijalva. Em alguns lugares, as paredes têm mais de 1000 metros de altura.

As excursões geralmente começam em Chiapa de Corzo e descem rio abaixo até a barragem de Chicoasen.

O passeio pelo desfiladeiro do rio Grijalva é um dos mais espetaculares do México. Em suas paredes quase verticais, existem várias cavernas e cachoeiras coloridas, como a chamada “Árbol de Navidad” (árvore de Natal). Aves e macacos abundam na área, e você pode ver até crocodilos nas margens do rio.

Uma das principais características da área é a sua diversidade de vegetação, que varia de acordo com a altura em que está localizada. Em passeios pelo cânion del Sumidero podem ser vistas bromélias, pinheiros ou carvalhos.

Ao redor das nascentes, rios e córregos crescem begônias e samambaias. Essa vegetação é o habitat e um dos últimos refúgios de espécies ameaçadas de extinção, como o macaco-aranha e o crocodilo do rio.

Grandes e pequenas surpresas esperam por você a cada passo no cânion del Sumidero, lugar perfeito para os amantes da natureza.

Uma excelente base para conhecer o cânion del Sumidero é a cidade San Cristóbal de las Casas, com sua presença étnica e rica tradição colonial que a mantém como um dos destinos mais procurados do México.

San Cristobal de las Casas. (fonte: Visit México)

Barrancas del Cobre

Barrancas del Cobre. Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones

Localizado no estado noroeste de Chihuahua, esse sistema de cânions é mais longo e mais profundo que o famoso Grand Canyon nos Estados Unidos.

Patrimônio Mundial da UNESCO, Barrancas del Cobre é conhecida por suas paisagens espetaculares e oportunidades para aventuras ao ar livre.

O trem El Chepe (Ferrocarril Barrancas del Cobre) é a maneira mais popular de se locomover na região. O trem percorre 673 km de Chihuahua até Los Mochis, fazendo muitas paradas ao longo do caminho, onde você pode aproveitar para explorar as pequenas cidades e a incrível beleza natural da região.

A maioria dos viajantes começa em Los Mochis e viaja de oeste para leste. Para obter as melhores vistas ao longo do caminho, sente-se no lado direito.

Chegando em Barrancas del Cobre, os aventureiros podem admirar as vistas do cânion enquanto se pendura na tirolesa de 450 metros de altura e 2.545 metros de comprimento.

Há também uma trilha que pode ser feita por pontes suspensas acima do cânion, e bonde aéreo, um dos mais impressionantes teleféricos do mundo.

Por razões de segurança, é aconselhável caminhar pelo cânion com um guia local confiável, especialmente se se aventurar fora do caminho mais conhecido, pois as trilhas não são bem marcadas e os mapas não são muito precisos.

Outra atividade que os amantes do trekking podem fazer na região é a trilha de 3 a 4 dias e 52 km, entre as cidades de Cusarare e Divisadero.

Gostou de conhecer esses destinos espetaculares e ainda pouco conhecidos do México?

Entre em contato com a Onze Turismo para saber mais sobre os roteiros de viagem para o México, esse país surpreendente que sempre nos encanta com sua rica cultura, natureza e história.

Compartilhe!

1 Comentário

    Deixe seu comentário

    WhatsApp