Blog da Onze
Dicas de Viagem
EM 15.04.2020

Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, o que fazer, onde ficar e mais!

Escrito por

Sua lista de viagens nacionais não estará completa se não tiver os Lençóis Maranhenses nela. Destino perfeito para quem busca contemplação da natureza, o maior campo de dunas do Brasil é o lugar ideal para passar aquelas merecidas férias.

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses localizado no noroeste do Maranhão e a 250 km da capital São Luís é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais que formam paisagens fascinantes.

Acredite, as fotografias e vídeos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não são capazes de traduzir a imensidão e a beleza  desse paraíso brasileiro. Se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida.

Confira as dicas da Onze Turismo para planejar sua viagem aos Lençóis Maranhenses.

Imagem de dunas e lagoas para ilustrar as dicas nos lençóis maranhenses
Dunas e Lagoas

Quando ir

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de maio a agosto, quando as lagoas estão cheias, porém, é importante observar a temporada de chuva do ano, pois pode variar de um ano para outro. Antes de viajar, consulte o ICMBio para ter certeza das condições do clima no ano vigente, ou a agência de turismo, que também terá essa informação.

Como chegar

São Luis, capital do Maranhão, é ponto de partida rumo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Barreirinhas, a principal porta de entrada para o parque, tem um aeroporto que só recebe voos fretados e o custo do voo de São Luis até lá é alto. Então, a melhor maneira é por via terrestre a partir do Aeroporto Internacional de São Luis. A viagem é feita em 4 horas.

imagem do centro histórico da capital do maranhão, são luis
Centro Histórico de São Luis

Onde ficar

A cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. É a cidade mais agitada e onde ficam todas as agências de turismo e o comércio. Você também pode ficar em outros dois municípios na região, Atins e Santo Amaro do Maranhão, que possuem estruturas mais simples, com pousadas, porém, não conte com banhos quentes, caixas eletrônicos, sinal de celular e internet.

Atins é um povoado descolado, localizado entre o mar, o Rio Preguiças e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Mesmo hospedado em Barreirinhas é possível fazer um passeio de um dia para conhecer Atins, e vale muito a pena.  Atins oferece atrações que não exigem a contratação de passeios, e o local é ideal para quem quer se desconectar do mundo.

Santo Amaro do Maranhão é onde estão as mais belas lagoas do circuito principal de hospedagens na região, e ainda é pouco explorada pelo turismo. Para ir direto às lagoas mais impressionantes, faça o passeio para a Lagoa das Emendadas. O trajeto é realizado em grande parte a pé, somando quatro horas entre caminhadas e banhos. Considere ficar 1 ou 2 noites por lá, você não vai se arrepender.

O que fazer

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a principal atração pra quem visita a região. É lá que estão as principais lagoas:

Lagoa Azul: a mais visitado do parque e também a de mais fácil acesso, por estar próxima do ponto de parada das jardineiras (como são conhecidos os veículos 4×4 que fazem os passeios).

Lagoa Bonita: umas das mais populares da região, que reserva sua beleza para quem sobe uma duna de 40 metros.

Lagoa do Buriti Amarelo: a cor de suas águas tem tons avermelhados devido à proximidade com a vegetação (buritizal).

Quem desejar e não se importar em abrir mão do conforto, poderá fazer a travessia a pé por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O trajeto, feito com guia, leva de 3 a 5 dias, e certamente é um experiência de imersão no lugar.

Abaixo alguns dos passeios que você pode fazer nos Lençóis Maranhenses:

  • Pegar uma praia – Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que te esperam em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas.
  • Conhecer a vila de Mandacaru – Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.
Imagem do Farol Preguiças, barcos e palmeiras
Farol Preguiças
  • Passear por Caburé – Tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.

Dicas gerais para sua viagem aos Lençóis Maranhenses

  1. Não deixe de conhecer a paisagem dos 3 municípios da região: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão. O acesso a Atins e Santo Amaro do Maranhão é demorado, por isso considere mais dias na sua viagem.
  2. O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é feito apenas em veículos 4X4, oferecidos pelas agências da cidade, que deixam os visitantes na entrada, pois não são permitidos veículos na área protegida pelo parque.
  3. Durante os passeios use sempre protetor solar, óculos de sol, chapéu ou boné e roupas de banho por baixo de roupas leves.
  4. As águas das lagoas são deliciosas. Prepare-se para banhos revigorantes depois de caminhar nas dunas.

Gostou das dicas dos Lençóis Maranhenses? Já visitou e tem mais dicas pra compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

E se você está pensando em ir, entre em contato com a Onze Turismo e comece a planejar essa viagem incrível.

Compartilhe!

1 Comentário

    Deixe seu comentário

    WhatsApp