Blog da Onze
Dicas de Viagem
EM 31.05.2020

Jalapão: Dicas de como chegar, quando ir e principais atrações

Escrito por

Quem curte destinos de ecoturismo e turismo de aventura com certeza já ouviu falar do Jalapão, esse lugar maravilhoso que fica no Tocantins. O Parque Estadual do Jalapão, criado em 2001, abrange uma área de quase 160 mil hectares, o maior parque estadual do Tocantins.

dicas do Jalapão
Vista da Serra do Espírito Santo (foto: Michelle Branco)

O Jalapão é o lugar perfeito para aquela viagem de conexão com a natureza e de contemplação de paisagens exuberantes do nosso cerrado.

Rios, riachos, ribeirões, cachoeiras e nascentes (muitas delas chamadas de fervedouros, por causa do borbulhar constante que não deixa o banhista afundar), dunas de areias alaranjadas, serras e chapadões compõem as paisagens deslumbrantes da região.

Pode-se praticar trilha, canoagem, mergulho e outros esportes radicais. Os pontos de hospedagem mais próximos para aproveitar as principais atrações do Jalapão ficam em Mateiros e São Félix do Tocantins.

Conhecer um pouco sobre o Jalapão e suas principais atrações irá te ajudar a escolher o melhor roteiro de acordo com o seu perfil, orçamento e tempo disponível para sua viagem. A Onze Turismo tem as dicas que você precisa para te ajudar a planejar uma viagem ao Jalapão, confira.

COMO CHEGAR

Para dar uma ideia de onde está o Jalapão dentro do estado de Tocantins, o mapa a seguir mostra a região e as cidades que fazem limite com a área ocupada pelo Jalapão.

mapa do jalapão
Mapa do Jalapão (fonte: Viagem e Turismo -Martini/Dedoc Abril)

Todos os tours para o Jalapão partem de Palmas (capital do Tocantins). A maioria segue rumo a cidadezinha de Ponte Alta do Tocantins, principal porta de entrada do Jalapão. O trajeto de Palmas até Ponte Alta do Tocantins é de 190 km por estrada asfaltada. A partir de Ponte Alta do Tocantins o trajeto é todo feito por estradas de terra, sendo indispensável um veículo com tração 4×4.

Os roteiros podem variar de 4 a 8 dias. Quanto maior o roteiro escolhido mais atrações você irá conhecer, porém consideramos que um roteiro de 4 dias é suficiente para conhecer as principais atrações do Jalapão.

Os roteiros tradicionais iniciam Ponte Alta do Tocantins, passam pelas cidades de Mateiros, onde fica o Parque Estadual do Jalapão, e São Félix do Tocantins, retornando para Ponte Alta do Tocantins. Essas cidades possuem ao seu redor as principais atrações do Jalapão, e por isso servem como base para hospedagens durante a viagem.

A presença de um guia enriquece qualquer viagem, especialmente as de ecoturismo como no Jalapão, onde a imensidão da natureza será ainda mais compreendida e absorvida com a experiência desse profissional.

QUANDO IR

O Jalapão pode ser visitado durante todo o ano. Caso você escolha viajar durante o período de seca, que vai de maio a setembro, você encontrará a umidade do ar mais baixa, os dias são quentes e as noites tem temperaturas amenas. Por outro lado, o nascer e o pôr do sol ficam mais bonitos nessa época do ano.

nascer do sol no Jalapão
Nascer do sol fotografado do alto da Serra do Espírito Santo (foto: Michelle Branco)

De outubro a abril a umidade do ar aumenta e ajuda na respiração, porém dificulta a contemplação de um belo pôr do sol devido as chuvas do período. Se optar por viajar nesta época, prefira o mês de maio, onde quase não há chuvas, a úmida do ar contribui para uma respiração confortável e o espetáculo do pôr do sol é garantido.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Separamos as principais atrações do Jalapão de acordo com as principais cidades da região. Confira.

Ponte Alta do Tocantins

Na cidade de Ponte Alta do Tocantins está localizado o Cânion Sussuapara, com suas águas límpidas e cristalinas que descem por fendas entre os paredões de cerca de 12 m de altura.

Cânion Sussuapara
Cânion Sussuapara. Na foto, Michelle Branco (a direita) e amigos.

A 35 km do centro da cidade, uma boa pedida é apreciar o pôr do sol na Pedra Furada, um gigantesco conjunto de rochas esculpidas pelos ventos há milhões de anos.

Pedra Furada
Pedra Furada (foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins)

Mateiros

A cidade de Mateiros é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural desta cidade que está localizado o Povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo onde se originou a produção das peças com esta matéria-prima.

Artesanato de Capim Dourado
Artesanato em Capim Dourado (foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins)

Em Mateiros você irá conhecer cenários cinematográficos do Parque Estadual do Jalapão, como as trilhas e mirantes da Serra do Espírito Santo, as Dunas em tons dourados e alaranjados, os famosos Fervedouros, a Cachoeira do Formiga e a Prainha do Rio Novo.

Dunas do Jalapão
Dunas (foto: Michelle Branco)
Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça (foto: Manoel Junior/Governo do Tocantins)
Cachoeira da Formiga
Cachoeira da Formiga (foto: Edésio Tolentino/Governo do Tocantins)
Prainha do Rio Novo
Prainha do Rio Novo (foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins)

São Félix do Tocantins

A cidade de São Félix do Tocantins está localizada mais ao centro do Jalapão, onde está o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), fundado em 2002 com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono e a preservar e recuperar suas margens e nascentes.

Você também pode praticar o rafting no Rio Novo, conhecer a Praia do Alecrim, o Fervedouro do Alecrim e a Serra da Catedral.

Monumento Natural dos Canions do Rio Sono
Monumento Natural dos Canions do Rio Sono (foto: Rafael Morais/Governo de Tocantins)
Praia do Alecrim
Praia do Alecrim (foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins)
Serra da Catedral
Serra da Catedral (foto: Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins)

Procurando mais dicas ou um roteiro personalizado para o Jalapão? Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar a planejar essa viagem incrível.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

WhatsApp