Blog da Onze
Dicas de Viagem, Hospedagem, Pontos Turísticos
EM 07.09.2020

Alter do Chão: Dicas de como chegar, quando ir e mais

Escrito por

Alter do Chão, no Pará, é uma cidade ribeirinha que ganhou fama depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos de praia no Brasil, e em 2019 foi eleito um dos 10 melhores lugares do mundo para visitar. E praia de água doce! Confira as dicas de como chegar, melhor época para visitar e onde ficar em Alter do Chão.

Faixa de areia na beira do Rio Tapajós em Alter do Chão.
Alter do Chão. Foto: Ortencia

Em agosto, a vazante dos rios paraenses (período de menor volume de água) é a responsável por mais de 200 praias fluviais que surgem na região amazônica nessa época.

Alter do Chão é umas dessas praias de águas claras e areia fina e branquinha, às margens do Rio Tapajós, um dos principais pontos turísticos de Santarém. Conhecido como o ‘Caribe Amazônico’ vem sendo cada vez mais visitado por turistas, principalmente nas férias.

E de Alter do Chão também saem passeios de barco pelo magnífico Rio Tapajós, cercado por muito verde da floresta amazônica.

Como ir para a Alter do Chão?

Para chegar em Alter do Chão você precisa voar até Santarém, que recebe voos diretos de Brasília, Belém e Manaus. Os voos que partem de São Paulo fazem conexão em uma dessas cidades. Do areporto são 38 km de estrada totalmente pavimentada, que pode ser feito de transfer ou táxi.

Outra maneira de chegar até a vila é pelo rio Tapajós, de barco ou de lancha, e a viagem dura aproximadamente 3 horas.

O que fazer em Alter do Chão?

Ilha do Amor – Apesar do nome, a praia mais famosa de Alter do Chão é ligada ao continente por uma faixa de areia. Principal destino dos turistas na região, possui boa infraestrutura, com cabanas a beira d´água e serviços de quiosque.

faixa de areia da Ilha de do Amor em Alter do Chão.
Ilha do Amor. (fonte: Los viajes del Cangrejo)

Praia do Cajueiro – Fica próxima do centro da vila de Alter do Chão. A água cobre parte das árvores e o píer dá um charme especial na paisagem. Lá você pode praticar stand up paddle.

Morro da Piraoca – Do alto do morro você terá uma vista deslumbrante dos arredores de Alter do Chão e toda a sua esplendorosa vegetação amazônica, ver o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e o magnífico Rio Tapajós.

A trilha para chegar no alto do morro é bem traquila e leva cerca de 1 hora, passando pela Ilha do Amor. Também existem passeios que fazem uma parada no início da trilha do morro, o que encurta o tempo do da trilha.

Floresta Nacional do Tapajós – O trajeto até a Floresta Nacional de Tapajós é feiro pelo Rio Tapajós a partir de Santarém ou Alter do Chão. O percurso de lancha leva uma hora, e em barcos maiores, são três horas de viagem.

O percurso pela Floresta Nacional do Tapajós é acompanhado por guias locais, que também conduzem os visitantes em passeios de canoas pelos igarapés. As praias em Jamaraquá são ótimas para banho no período de seca, entre junho e novembro.

Quando ir para Alter do Chão?

As estações na região Amazônica são bem definidas — uma de chuva e outra de seca, por isso, a data de embarque para Alter do Chão fará toda a diferença na sua experiência de viagem.

As praias de água doce podem ser vistas entre os meses de agosto e novembro, quando o volume das águas dos ris diminuem. Em dezembro as águas voltam a subir e encobrem completamente a Ilha do Amor, porém alguns bancos de areia ainda podem ser vistos.

O mês de outubro tem o menor índice de chuvas e é um dos melhores períodos para visitar a região. À medida que o volume de água aumenta e o rio sobe, os bancos de areia começam a desaparecer.

Se você busca passeios de barco em meio à floresta amazônica, a melhor época é na temporada de chuvas, de fevereiro a junho. Nesse período os igarapés, florestas e canais estão cheios de água e muita vida selvagem, o que permite passeios espetaculares em meio ao ambiente amazônico.

Onde ficar em Alter do Chão?

Na pequena Vila de Alter do Chão não há resorts ou hotéis de grandes redes, e a sua experiência de hospedagem por lá será bem local e acolhedora. Indicamos a seguir 3 opções de hospedagem que irá enriquecer a sua experiência de viagem na região amazônica:

Vila de Alter Pousada Boutique – A pousada é integrada à floresta e comprometida com o turismo sustentável. Arquitetura e decoração ressaltam a cultura, histórias e tradições ribeirinhas.

Vila de Alter Pousada e Boutique em Alter do Chão.
Vila de Alter Pousada Boutique

Integrada à floresta, Vila de Alter batizou suas acomodações e espaços com nome de espécies da flora amazônica. Além de reverenciar a natureza, é uma forma simpática de apresentar nossos ambientes aos hóspedes.

Pousada Sombra do Cajueiro – Pousada charmosa em estilo rústico, as unidades dispõem de varanda térrea e ar-condicionado.

Pousada sombra do cajueiro em Alter do Chão.
Pousada Sombra do Cajueiro

A pousada oferece aos seus visitantes uma estada com muita tranquilidade e conforto, integradas à natureza em meio a árvores nativas e frutíferas imponentes.

Villa Arumã Pousada – Charmosos Chalés em um ambiente privado e familiar, cada quarto tem seu encanto próprio e você pode desfrutar um delicioso café da manhã com comidas típicas da região.

Chalé da Villa Arumã Pousada em Alter do Chão.
Villa Arumá Pousada

Está planejando uma viagem para Alter do Chão? Entre em contato conosco, somos especialistas em destinos de natureza da América do Sul.

Compartilhe!

2 Comentários

  1. WALDECYR
    Em 14.10.2020

    Nossa!!! esse lugar é fantástico!!!! Adorei viajar pela Onze!!! Fora a comida de lá que é muito muito boa!!! já não vejo a hora de voltar!!!

    • Michelle Branco
      Em 14.10.2020

      Nos que agradecemos pela confiança, Waldecyr! Alter do Chão é fascinante mesmo, também somos apaixonados por esse pedaço de paraíso.

Deixe seu comentário

WhatsApp